quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Renovando o Passaporte Brasileiro em NY


Por Flávia Dias
Olá o texto abaixo não se aplica mais! Desde fevereiro de 2016 o Consulado tem uma maneira mais simples de fazer seu passaporte, para dicas atuais de como fazer seu passaporte em NY, por favor, leia: Renovando o Passaporte Brasileiro em NY 2016: Fácil e Eficiente

Obrigada! 

Acho digno esse poste porque achei um pouco desorganizado o sistema desses sites aqui em NY.

Não me entenda mal, tanto o site do Consulado Brasileiro quanto do Ministério das Relações Exteriores postam todas as informaçãoes no site, porém é necessário ler os dois ao mesmo tempo, porque eles se complementam e é aí que você pode se perder.

PRIMEIRO PASSO:
A primeira dúvida já está no primeiro passo!

Onde vejo informações para RENOVAR o passaporte???

Resposta: No mesmo formulário PASSAPORTE, você terá a opção: DOCUMENTO DE VIAGEM ANTERIOR. Portanto, você indicará que é uma renovação é dará o motivo. 

Mas vamos por parte.

O link para o passo-a-passo no Consulado Brasileiro de NY é:

SEGUNDO PASSO:
Preencha o formulário do link do Ministério das Relações Exteriores que o próprio  site do Consulado te indicará: https://scedv.serpro.gov.br/frscedv/index.jsp

No item DOCUMENTO DE VIAGEM ANTERIOR, tem um espaço pra explicar o motivo. Caso o seu passaporte esteja pra vencer (por exemplo, para ir à Europa seu passaporte precisa valer por um periodo mínimo de 6 meses). Portanto, o motivo é: VÁLIDO. Terá um espaço para colocar a data de expedição e validade, portanto eles sabem o porquê você está renovando.

Existem outros motivos também, como: PERDIDO, EXTRAVIADO, PÁGINAS ESGOTADAS (uhullll!!!), ROUBADO, VENCIDO etc.

Depois que preencher esse site, ele gerará um protocolo. Imprima e/ou salve isso.

O site não me deu o protocolo nas primeiras vezes que eu preenchi, provavelmente estava com problema. Caso aconteceça isso contigo, volte no dia seguinte. Sem esse protocolo você não conseguirá dar andamento no seu pedido.

TERCEIRO PASSO:

Volte no site do Consulado (passo número 2 no site deles) e agende seu comparecimento. 

EM NY, DEMORA.

Lembra daquele protocolo/ficha gerado no outro site? Pois é, você vai usá-lo nesse agendamento, por enquanto apenas o número.

QUARTO PASSO:
Reúna os documentos necessários, que estão listados no site do consulado (passo 3 no site deles): http://novayork.itamaraty.gov.br/pt-br/em_nova_york.xml

Cada caso é diferente, então veja certinho os documentos que você precisa apresentar.

Não esqueça de fazer o Monney Order. 

Outra coisa, o Consulado recomenda que o interessado entregue, junto com a documentação, um envelope USPS express mail (flat rate) do correio americano, selado e autoendereçado, para a remessa do passaporte pronto.

Aquele protocolo/ficha terá que ser preenchido, assinado e ter uma foto padrão nele. Todos os detalhes estão no site do consulado. 

QUINTO PASSO:
Vá ao Consulado no dia e hora marcada portando todos os documentos.

O meu passaporte demorou uma semana e um dia pra ficar pronto. Super rápido! 

Boa sorte!
Bj,bj,bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário